Page 8 - Informe Promoalgo
P. 8

Campanhas alertam sobre


       riscos à saúde e importância


       da prevenção ao câncer





          A Agopa e o IGA desenvolveram uma
       série de ações voltadas para a cons-
       cientização dos riscos dos cânceres de
       mama e próstata, dentro das campa-
       nhas do Outubro Rosa e Novembro Azul,
       respectivamente.
          As campanhas contaram  com a di-
       vulgação semanal de materiais infor-
       mativos, o que manteve o assunto em
       pauta no debate entre os colaboradores
       e seguidores nas redes sociais. As ações
       contaram ainda com palestras que infor-
       maram, tiraram dúvidas e minoraram al-
       guns tabus que orbitam o assunto.
                                              Equipe da Agopa conferiu as orientações contra o câncer de mama e próstada
          No IGA, a campanha Outubro Rosa
       terminou com uma palestra do farma-  que está tudo bem. O câncer é um mal si-
       cêutico  clínico  Osvaldo  Manzan.  Inde-  lencioso”, explica o ginecologista.
       pendentemente  de  ser  um  assunto     Concomitantemente, a Agopa e o IGA
       voltado prioritariamente às mulheres, a   deram o pontapé inicial na campanha No-
       palestra foi acompanhada por todos os   vembro Azul, com objetivo de alertar os
       colaboradores do IGA. A intenção foi ge-  homens sobre a necessidade de exames
       rar empatia dos homens com este tipo   para detecção do câncer de próstata.
       de câncer, além de poder transmitir este
       conhecimento às suas familiares, cônju-  Unificação
       ges e amigas.                            A unificação das campanhas foi uma
          Na Agopa, o ponto alto da campanha   forma de reunir homens e mulheres fren-
       foi a palestra com o ginecologista obste-  te às campanhas de prevenção ao cân-
       tra, cirurgião geral e nutrólogo Odimar Oli-  cer, para que as informações possam
       veira, que abordou os métodos preventi-  ser recebidas e multiplicadas nos lares   Médico Odimar Oliveira foi o convidado a falar.
       vos, tratamentos e consequências de uma   e ambientes de convivência de cada co-
       negligência  nos  cuidados  preventivos.  “A   laborador, gerando um alcance maior de   culdade para se cuidarem. “Este é um as-
       ausência de sintomas não é garantia de   conscientização e cuidados com a saúde.  sunto tabu e precisa ser bem abordado.
                                               O câncer de próstata é o segundo   Ainda existe um desconforto entre eles,
                                            que mais mata no Brasil, com cerca de   mas alertá-los é necessário”.
                                            12 mil homens por ano. 44% dos homens   Gerente Administrativo e Financeiro
                                            no Brasil nunca foram a um urologista.   do IGA, Ari Crestani Júnior lembra que o
                                            Todo ano, são mais de 61 mil casos de   encontro não foi uma palestra monóto-
                                            câncer de próstata no país. A incidência   na, e que o profissional envolveu, intera-
                                            do tumor de próstata chega a 29,2% dos   giu, questionou os participantes, fazen-
                                            casos de câncer entre homens.       do com que pessoas até muito tímidas
                                               Para  a  supervisora  administrativa  e   pudessem participar. “Não existe vergo-
                                            financeira da Agopa, Tathiane Pereira, as   nha em fazer um exame de próstata. Se
                                            campanhas são importantes. Para ela, os   não cuidar, o preconceito pode resultar
         Equipe do IGA presentes nas
         campanhas do Instituto             homens são mais tímidos e têm mais difi-  em morte”.

       08
   3   4   5   6   7   8