Page 8 - Informe Promoalgo
P. 8
Campanhas alertam sobre
riscos à saúde e importância
da prevenção ao câncer
A Agopa e o IGA desenvolveram uma
série de ações voltadas para a cons-
cientização dos riscos dos cânceres de
mama e próstata, dentro das campa-
nhas do Outubro Rosa e Novembro Azul,
respectivamente.
As campanhas contaram com a di-
vulgação semanal de materiais infor-
mativos, o que manteve o assunto em
pauta no debate entre os colaboradores
e seguidores nas redes sociais. As ações
contaram ainda com palestras que infor-
maram, tiraram dúvidas e minoraram al-
guns tabus que orbitam o assunto.
Equipe da Agopa conferiu as orientações contra o câncer de mama e próstada
No IGA, a campanha Outubro Rosa
terminou com uma palestra do farma- que está tudo bem. O câncer é um mal si-
cêutico clínico Osvaldo Manzan. Inde- lencioso”, explica o ginecologista.
pendentemente de ser um assunto Concomitantemente, a Agopa e o IGA
voltado prioritariamente às mulheres, a deram o pontapé inicial na campanha No-
palestra foi acompanhada por todos os vembro Azul, com objetivo de alertar os
colaboradores do IGA. A intenção foi ge- homens sobre a necessidade de exames
rar empatia dos homens com este tipo para detecção do câncer de próstata.
de câncer, além de poder transmitir este
conhecimento às suas familiares, cônju- Unificação
ges e amigas. A unificação das campanhas foi uma
Na Agopa, o ponto alto da campanha forma de reunir homens e mulheres fren-
foi a palestra com o ginecologista obste- te às campanhas de prevenção ao cân-
tra, cirurgião geral e nutrólogo Odimar Oli- cer, para que as informações possam
veira, que abordou os métodos preventi- ser recebidas e multiplicadas nos lares Médico Odimar Oliveira foi o convidado a falar.
vos, tratamentos e consequências de uma e ambientes de convivência de cada co-
negligência nos cuidados preventivos. “A laborador, gerando um alcance maior de culdade para se cuidarem. “Este é um as-
ausência de sintomas não é garantia de conscientização e cuidados com a saúde. sunto tabu e precisa ser bem abordado.
O câncer de próstata é o segundo Ainda existe um desconforto entre eles,
que mais mata no Brasil, com cerca de mas alertá-los é necessário”.
12 mil homens por ano. 44% dos homens Gerente Administrativo e Financeiro
no Brasil nunca foram a um urologista. do IGA, Ari Crestani Júnior lembra que o
Todo ano, são mais de 61 mil casos de encontro não foi uma palestra monóto-
câncer de próstata no país. A incidência na, e que o profissional envolveu, intera-
do tumor de próstata chega a 29,2% dos giu, questionou os participantes, fazen-
casos de câncer entre homens. do com que pessoas até muito tímidas
Para a supervisora administrativa e pudessem participar. “Não existe vergo-
financeira da Agopa, Tathiane Pereira, as nha em fazer um exame de próstata. Se
campanhas são importantes. Para ela, os não cuidar, o preconceito pode resultar
Equipe do IGA presentes nas
campanhas do Instituto homens são mais tímidos e têm mais difi- em morte”.
08