De 15 a 18 de julho, acontece a Cotton Trip Sou de Algodão, iniciativa promovida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), que tem como objetivo aproximar profissionais da imprensa, influenciadores, representantes da indústria da moda e de grandes marcas da realidade da produção algodoeira no Brasil.
O primeiro dia da programação, realizado em 15 de julho, teve como destino a Fazenda Pamplona, do Grupo SLC Agrícola, associada à Associação Goiana dos Produtores de Algodão (AGOPA). Jornalistas dos principais veículos de comunicação do país, especializados em moda, agro, economia e sustentabilidade, puderam conhecer de perto todo o processo produtivo da fibra brasileira, com destaque para a qualidade, rastreabilidade e responsabilidade socioambiental.
A abertura do evento foi conduzida pelo diretor executivo da ABRAPA, Márcio Portocarrero, que apresentou a estrutura organizacional da entidade, formada por 11 associações estaduais, incluindo a AGOPA. Também foram compartilhados dados atualizados da produção nacional, o papel do algodão brasileiro no mercado internacional e os quatro pilares estratégicos da entidade: sustentabilidade, rastreabilidade, qualidade e promoção da fibra brasileira.
Em seguida, o diretor executivo da AGOPA, Raul Souza Maciel, destacou a importância da cotonicultura em Goiás, contextualizando as regiões produtoras do estado e os avanços alcançados nas certificações do Algodão Brasileiro Responsável (ABR) nas fazendas goianas, conduzidas pela AGOPA sob as orientações da ABRAPA. Raul também ressaltou o papel estratégico da AGOPA no fortalecimento da cadeia produtiva e na consolidação de Goiás como referência na produção de algodão de alta qualidade.
A Cotton Trip segue até o dia 18 de julho e integra o calendário de ações do movimento Sou de Algodão, que promove o consumo consciente e valoriza a produção nacional da fibra.