Programa de Sustentabilidade ABR

A Agopa executa Programa de Sustentabilidade ABR em Goiás, coordenado nacionalmente pela Abrapa e financiado pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

O Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) é a síntese da união dos cotonicultores em prol de uma produção mais sustentável de algodão no Brasil.
O ABR se propõe a:

  • Promover a evolução progressiva das boas práticas sociais, ambientais e econômicas a fim de construir uma boa imagem para o algodão brasileiro e conquistar espaço no crescente mercado do algodão responsável.​
  • Melhorar continuamente a gestão sustentável das unidades produtivas, à medida que elevarem o nível de conformidade em relação aos critérios da sustentabilidade e do programa ABR.
  • Disseminar entre os associados os pilares da sustentabilidade, colocando o setor alinhado com as questões que orientam governos, entidades e toda a sociedade.

O programa evidencia o esforço contínuo em promover a sustentabilidade na cultura do algodão brasileiro, num trabalho nascido em 2009, com o lançamento do Programa Socioambiental da Produção de Algodão (Psoal), substituído posteriormente pelo ABR.​

Para a consecução dos seus objetivos, o Programa ABR é sustentado em três pilares: social, ambiental e econômico.​

O Programa de Sustentabilidade surgiu frente à necessidade de se garantir que os produtos, desde a sua origem, sejam produzidos de forma sustentável, ou seja, respeitando as condições justas de trabalho; promovendo a saúde e segurança do trabalhador; e cuidando das questões ambientais (uso racional dos recursos renováveis e não renováveis; respeito e preservação do meio ambiente).

Em 2009, a Abrapa lançou o Programa Socioambiental da Produção de Algodão (Psoal), para atender aos outros estados produtores. Em 2010, a Abrapa e as associações estaduais tornam-se parceiras implementadoras da Better Cotton Initiative (BCI) no Brasil. Em 2012, a Abrapa e as associações estaduais unem os protocolos do IAS e Psoal e lançam o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR). Em 2013, benchmarking ABR/BCI: a certificação ABR propicia o Licenciamento BCI, caso o produtor opte pela licença Better Cotton.

Publicações Relacionadas

Versão Flip

Versão Flip

Clique abaixo para visualizar o Promoalgo News trimestral em versão flip:

Acesse ao Promoalgo News em versão flip

Acesse aqui as publicações anteriores

logo agopa

Rua da Pátria, nº 230, Bairro Santa Genoveva Goiânia/GO - CEP: 74.670-300

+55 (62) 3241-0404

Redes Sociais

Newsletter

Para receber as últimas informações da Casa do Algodão em seu e-mail, assine nossa newsletter clicando aqui.

© 2017 Casa do Algodão - Todos os direitos reservados.