A Casa do Algodão encerrou a campanha Outubro Rosa ao mesmo tempo que dá o pontapé inicial para o Novembro Azul. Em ambos os casos e cores, trata-se de uma iniciativa da Agopa para informar e conscientizar os colaboradores sobre os riscos do câncer de mama (outubro) e câncer de próstata (novembro).
As campanhas começaram em 2020 e se mantiveram em 2021. Ao longo de todo o mês de outubro, a Agopa desenvolveu peças de comunicação voltadas a informar, esclarecer e desmistificar preconceitos e tabus sobre o autoexame de mama, exame de toque, mamografia, causas, riscos e tratamentos para o câncer de mama. Essas peças foram divulgadas nas redes sociais, com grande alcance e engajamento das mulheres, principalmente.
O ponto alto da campanha Outubro Rosa foi a palestra com o ginecologista obstetra, cirurgião geral e nutrólogo Odimar Oliveira, que abordou os métodos preventivos, tratamentos e consequências de uma negligência nos cuidados preventivos. “A ausência de sintomas não é garantia de que está tudo bem. O câncer é um mal silencioso”, explica o ginecologista.
Novembro Azul
A palestra também deu início aos trabalhos da Agopa relativos à campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de alertar os homens sobre a necessidade de exames para detecção do câncer de próstata.
A unificação das campanhas é uma forma de colocar junto homens e mulheres frente às campanhas de prevenção ao câncer, para que as informações possam ser recebidas e multiplicadas nos lares e ambientes de convivência de cada colaborador, gerando um alcance maior de conscientização e cuidados com a saúde.
Segundo o ginecologista obstetra, cirurgião geral e nutrólogo Odimar Oliveira, o câncer de próstata é o segundo que mais mata no Brasil, com cerca de 12 mil homens por ano. “44% dos homens no Brasil nunca foram a um urologista. Todo ano, são mais de 61 mil casos de câncer de próstata no país”
Para a supervisora administrativa e financeira da Agopa, Tathiane Pereira, as campanhas são importantes. Para ela, os homens são mais tímidos e têm mais dificuldade para se cuidarem. “Este é um assunto tabu e precisa ser bem abordado. Ainda houve um desconforto entre eles, mas alertá-los é necessário”, comentou.
Tathiane destaca a informação que mulheres que tiveram câncer de mama podem desenvolver outros tipos de câncer. “Esta foi uma notícia que aumenta ainda mais a necessidade dos cuidados para prevenção e tratamento desta doença”, ressalta.
Assistente administrativo do Laboratório da Agopa, Rafael Gandara conhece os tratamentos preventivos para o câncer de próstata. “Com saúde não se brinca”, declara. Mesmo assim, lamenta a baixa adesão masculina aos exames. Para ele, a palestra também tem a função de acender a luz amarela a quem não tem tanto rigor em realizar exames periódicos. “Espero que tenha aberto os olhos dos colegas para a necessidade de se cuidarem”, finaliza.
As ações são parte do pilar social do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que atua junto à cadeia produtiva da cotonicultura com vistas também à sustentabilidade ambiental e econômica.
Ao longo de novembro, a Agopa publicará uma série de postagens com informações e apoio para que homens rompam a barreira do preconceito e da desinformação e comecem a se prevenir contra o câncer de próstata. Acompanhe a @agopaalgodao no instagram e fique por dentro.