Com objetivo de melhorar o desempenho das funções técnicas e administrativas, o Instituto Goiano de Agricultura começa a implantar um novo organograma gerencial. A mudança passa por funções e níveis de responsabilidades melhor definidos e alinhados entre os gestores e colaboradores.
O modelo é o de gestão compartilhada. As melhorias estão sendo orientadas pela consultora Marcia Schwening em conjunto com a diretoria do instituto. Para ela, numa empresa moderna, onde o principal produto é a produção de conhecimento e novas tecnologias de produção sustentável, é vital que exista uma troca de ideias, conhecimentos e sinergia entre as áreas e departamentos, por isso a necessidade de um modelo de gestão e funcionamento mais horizontal e com equipes autogerenciáveis.
Meritocracia
A reunião também lançou o plano de remuneração por meio da meritocracia, valorizando os talentos individuais a partir de indicadores de produção. “Vamos reconhecer esses profissionais, gerar engajamento da equipe e manter os talentos dentro do IGA”, explica Márcia.
Os ganhos por desempenho proporcionam valorização a curto e médio prazos. Um organograma mais horizontal e a valorização meritocrática proporcionam uma melhor comunicação e mais espaço para a iniciativa individual. “Com conhecimento de funções e responsabilidades, todo o trabalho se torna mais funcional, ágil e assertivo”, continua.
Para o diretor executivo do IGA, Dulcimar Pessatto Filho, a mudança no modelo organizacional é mais um passo para a excelência operacional e administrativa do IGA. “Temos profissionais altamente capacitados que desenvolvem um trabalho fundamental para o desenvolvimento da agricultura. Valorizar nossa equipe é valorizar a própria agricultura”, destaca.
Já para o presidente do IGA, Carlos Alberto Moresco, as mudanças vão refletir em resultados ainda mais precisos e rápidos, experimentos detalhadamente planejados e executados, além de um ambiente de trabalho mais dinâmico. “Os exemplos que temos no mundo mostram isso: melhor produtividade e maior satisfação do colaborador”, ressalta
A meritocracia é uma verdadeira campanha de valorização do maior ativo de uma empresa: as pessoas. No modelo de gestão por meritocracia a admissão, a mobilidade e a ascensão de um colaborador devem ser pautadas pela sua dedicação e resultados.