A sexta feira, dia 5 de junho, foi marcada pela realização do Tour do Milho 2020 no Instituto Goiano de Agricultura, em Montividiu-GO. Pela primeira vez nas quatro edições deste encontro, o IGA inovou e promoveu seu primeiro evento em formato online. A medida foi tomada em conformidade com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) que preconiza o distanciamento social como forma de evitar a contaminação por Covid-19.
As apresentações foram gravadas e contaram com os ensaios de 1ª e 2ª épocas. Ao todo, foram apresentados 39 híbridos na 1ª época (01/02/20) e 42 híbridos na 2ª época (20/02/20), com representantes de 14 empresas participantes. Com isso, pode-se reunir as principais informações sobre cada cultivar no que se refere a produtividade, tempo de maturação, resistência a pragas/doenças e demais características de interesse do produtor. Essas apresentações serão compiladas em um único vídeo que será disponibilizado para os produtores, associados e parceiros, contendo um panorama completo acerca dos resultados dos principais híbridos de milho do mercado.
Presidente do IGA, Carlos Alberto Moresco explica que as restrições causadas pela pandemia da Covid-19 exigem criatividade na execução do trabalho no campo. “Por isso optamos por substituir o evento presencial pela gravação das apresentações. Assim, o produtor se mantém seguro e informado sobre os resultados dos experimentos do milho”, conta.
Diretor executivo do IGA, Dulcimar Pessatto Filho ressalta que a organização do evento vinha monitorando a situação e avaliando as possibilidades de diferentes formatos para o Tour. “Optamos pela gravação das apresentações e a compilação em um vídeo. Evitamos quaisquer riscos à saúde da nossa equipe e dos convidados e garantimos o acesso à informação produzida no IGA, atingindo nosso objetivo que é levar conhecimento ao produtor”, pontua.
Coordenador geral e pesquisador do IGA, Elio Rodríguez de la Torre afirma que, mesmo sem a presença física no Tour do Milho, o produtor tem acesso completo aos resultados dos ensaios por meio digital. “Tivemos que abrir mão do contato humano, mas o conteúdo que estamos disponibilizando não perde em nada em relação ao que o produtor teria se estivesse presente no evento”, declara.