O Instituto Total é parceiro da Agopa no Projeto de Formação Continuada de Professores na escola municipal rural Escadinha do Futuro, em Rio Verde, Goiás. Após seis meses de trabalho, as melhorias começam a aparecer.
Um dado sintomático é o aumento de 50% na presença dos pais e responsáveis em datas necessárias e eventos na escola. O Instituto Total enfatiza a importância da participação dos pais nas atividades escolares, uma participação que cresce a partir de uma comunicação maior entre a instituição de ensino, o aluno e sua família.
Outros resultados estão no aumento de 7 para 7.4 no simulado oficial realizado com os alunos do 5º ano pela Secretaria Municipal de Educação em relação ao Ideb de 2017. Para alunos do 9º ano, o aumento foi de 5.4 para 5.7. A taxa de aprovação no segundo bimestre de 2019 para alunos do 5º ao 9º ano foi de 95%, ante 85% do índice no 1º bimestre.
O próximo passo é aprofundar o programa de formação com professores, com foco no conteúdo das aulas, rotinas e planejamentos, gestão de comportamento e desenvolvimento profissional contínuo. A parceria entre o Instituto Total e a Agopa é feita pela equipe do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) que busca ampliar a sustentabilidade da produção da pluma em Goiás. A parceria atende diretamente ao pilar social da sustentabilidade.
Instituto Aprender
O Instituto Aprender é o parceiro internacional do Instituto Total com o programa de formação de professores. O presidente do Instituto Aprender é o inglês Philip Hawkins, que esteve na Agopa nesta quinta-feira, dia 12, para falar sobre a importância do apoio dos produtores de algodão às escolas rurais das regiões cotonicultoras.
“Vim reconhecer a importância do trabalho realizado em Goiás e mostrar o valor que esta iniciativa representa no investimento social que transforma um país pela educação”, afirma. Philip, que morou em Goiânia entre os anos de 2010 a 2016, ressalta que o Brasil tem uma capacidade de resolver os desafios por meio de soluções inovadoras. “A criatividade é um dom brasileiro e acreditamos que isso pode ser compartilhado com outros países onde desenvolvemos nossos trabalhos educacionais”, elogia. Philip aproveitou o encontro para conhecer mais projetos com a marca da Agopa, como o Sou de Algodão, que incentiva o uso do algodão na moda.
Além do Brasil, o Instituto Aprender está presente na Inglaterra, Jamaica, Líbano, Tanzânia, Zâmbia, Nepal, Burundi, Burkina Faso e Níger.
Para o consultor educacional do Instituto Total, Josebene Filho, Philip é o grande mentor e parceiro, criador da metodologia prática e relacional utilizada nas escolas de Goiás. “Estamos em constante contato e desenvolvimento”, destaca
Para o diretor executivo da Agopa, Dulcimar Pessatto Filho, os resultados apresentados nas escolas que participam do projeto são animadores. “A gente vê claramente a qualidade do trabalho a partir dos resultados. A responsabilidade social é uma marca registrada dos cotonicultores e nos satisfaz perceber que os esforços realmente transformam a realidade de quem precisa”, conclui.