A Escola Municipal Rural Escadinha do Futuro, no município de Rio Verde, começa a fazer parte do Projeto de capacitação de professores e desenvolvimento escolar promovido pelo Instituto Total, em parceria com a Agopa. A escola possui 231 alunos do ensino fundamental e 30 funcionários. O projeto ocorre há dois anos na Escola Municipal Argeu Paim Hoffman, em Cristalina, e tem apresentado resultados surpreendentes para a Secretaria Municipal de Educação e comunidade escolar.
A formação dos professores acontece nas rotinas de planejamento e gestão de comportamento. Os investimentos também são voltados para o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores. Para os professores de Cristalina, essa formação proporciona maior clareza sobre mediar conflitos, além de melhoria na dinâmica das aulas e de gerar uma preocupação maior dos pais em acompanhar os estudos dos filhos. “O projeto representa uma grande transformação em todo o ambiente escolar. Despertamos no aluno o desejo de ser alguém”, afirma a diretora da escola de Cristalina, Gisele Smaniotto.
Os produtores de algodão de Goiás, por meio da Agopa, passaram a apoiar o projeto em 2018. Desde então, houve melhoria de 25% no ambiente de trabalho dos professores, assim como no comportamento dos alunos e na participação dos pais na escola. Os produtores patrocinam o projeto e cobram resultados, acompanham o desenvolvimento dos alunos e participam da comunidade escolar.
O projeto começou em 2017 e acelerou o crescimento dos índices educacionais dos alunos. Conforme o relatório do Instituto Total, o número de alunos subiu de 199 para 230; a presença em sala de aula aumentou de 75% para 92% e a nota do Ideb cresceu de 4.4, em 2013, para 5.1, em 2017.
Motivação
Os resultados em Cristalina motivaram os produtores de algodão a investir na ampliação do projeto. Agora, é a vez de Rio Verde receber toda a expertise do instituto, começando pela Escola Municipal Rural Escadinha do Futuro. O objetivo da Agopa é continuar ampliando o projeto para as demais regiões produtoras de algodão. Por onde o projeto passa, há melhoria na relação dos alunos e pais com a escola, o que reflete dentro das casas. Muitos desses alunos são filhos de trabalhadores da cotonicultura, e o investimento gera uma espiral positiva para todos os envolvidos.