A CCAB Soluções Financeiras trabalhou seu Projeto de Capacitação Administrativa e Financeira por dois anos, tendo atendido produtores, a própria Agopa e o IGA. Após dezenas de módulos de treinamento e capacitação, foi realizada uma pesquisa junto aos aderentes do Projeto na qual foi possível confirmar o nível de satisfação dos beneficiários.
Entre as ferramentas aperfeiçoadas e implementadas, foram apresentados trabalhos voltados para o Diagnóstico, Plano de Negócios, Ações Estratégicas Financeiras, Suporte e Orientação nos Controles de Processos (principalmente - financeiros, administrativos e operacionais); Controles de Operações Financeiras; Controles de Garantias; Controles dos Contratos de Vendas Futuras; Controles dos Custos de Produção; Controles de Estoques de Produção, Insumos e Almoxarifado Geral.
Os resultados mostraram alta satisfação com o Projeto, considerado excelente por 87% dos cotonicultores atendidos, tendo outros 13% considerado o Projeto acima das expectativas. Os mesmos percentuais foram apontados para os prazos de entrega dos produtos estabelecidos no plano de trabalho.
A capacitação, clareza, objetividade e metodologia aplicada por parte dos colaboradores e executores do Projeto recebeu 75% de avaliações excelentes, e 12,5% de ótimo; outros 12,5% consideraram regular. As ferramentas, controles, materiais e processos apresentados atenderam à demanda de 87% dos participantes. No final, todos os participantes se declararam satisfeitos e favoráveis à extensão do Projeto por meio da Agopa.
A extensão do Programa de Capacitação Administrativa e Financeira está em fase de aprovação para que dure mais 2 anos, finalizando em maio de 2021. Vale lembrar que todo o produtor associado à Agopa que se interesse pelo Projeto poderá participar.