O atendimento ao público, a relação interpessoal no âmbito do trabalho e as regras de comportamento profissional foram o foco da atividade realizada na tarde desta terça-feira, dia 11, na sede da Agopa. O treinamento foi dedicado à equipe da Agopa voltada para o atendimento ao público, e abordou as normas de boa convivência, etiqueta e comportamento padrão no ambiente de trabalho.
O objetivo é melhorar o atendimento que a Agopa oferece ao público, evitando quaisquer mal-entendidos ou interpretações errôneas. Por isso a clareza, a tranquilidade e a confiança, símbolos de uma comunicação eficiente, devem ser valorizados. Atitudes aparentemente simples como cumprimentar todas as pessoas, a forma de se referir aos colaboradores, postura e vestimenta, foram abordadas de forma a mostrar a diferença que estas pequenas ações podem representar no dia-a-dia de uma empresa. O treinamento prioriza a relação com o público externo, mas as regras valem também para os demais funcionários da Agopa.
Para o responsável pela iniciativa, o consultor Leandro Pires, os departamentos de recursos humanos estão mais atentos à capacidade de relacionamento dos candidatos e funcionários, um fator cada vez mais decisivo na hora de contratar. O consultor destacou a participação da equipe da Agopa, ressaltando o interesse e participação dos participantes. “Tentei evidenciar o fato de se conhecer o cliente, com o público com quem está trabalhando”, ressalta. O resultado, afirma Leandro, é levar um novo olhar para quem chega à empresa. “Secretárias, atendentes e copeiras são as primeiras pessoas que se relacionam com quem chega a uma empresa. Elas são o cartão de visita de uma instituição”, resume.
Responsável pela copa, Raquel de Paula disse que aprendeu bastante com o treinamento. “Pude aperfeiçoar alguns conhecimentos e saber mais sobre como servir conforme as regras de etiqueta e eficiência”, enumera.
Raquel de Paula: aprendizado
Para a supervisora de pesquisa, Lucíola Maria Brito, o treinamento é uma bagagem positiva que se leva na vida pessoal e profissional, beneficiando as relações interpessoais em todas as esferas. Já para a assistente administrativo-financeira, Karine Oliveira, o treinamento é válido para todas as pessoas, em todas as áreas profissionais. “A contribuição para uma convivência mais harmoniosa é inegável”, conclui.
Leandro Pires e Lucíola Brito: bagagem para a vida
Para a supervisora de sustentabilidade, Anatalina Guimarães, o treinamento foi muito bom. “Coisas do dia-a-dia que fazemos e podemos fazer ainda melhor. Isso enriquece as pessoas e as relações. Servir é sempre mais importante do que ser servido”, diz.
Diretor executivo da Agopa, Dulcimar Pessatto Filho diz o foco é preparar os profissionais para as mais variadas situações de atendimento que podem surgir em uma empresa. “Um colaborador preparado tem a maturidade e equilíbrio para gerenciar situações de crise, transformando um problema em oportunidade”, finaliza.