O final de agosto marcou a edição de 2018 do Mega Moda Fashion (MMF), desfile que, este ano contou com a participação de 40 marcas de roupas femininas, masculinas e infantis. Com o tema “Arte Urbana”, o desfile deste ano destaca a moda infantil, feminina, masculina, plus size e praia. O Movimento Sou de Algodão esteve presente pelo segundo ano consecutivo, mas com atualizações no foco de sua atuação. O evento continua nesta sexta-feira, dia 31.
Uma aproximação mútua entre o movimento e os lojistas ampliou a participação do Sou de Algodão no MMF. Enquanto, em 2017, o foco era a idealização da moda a partir do uso do tecido, o olhar se voltou em 2018 para o mercado e sua efetividade no dia a dia das pessoas.
A primeira participação do Movimento contou com uma turma de estudantes de design de moda que produziram peças em algodão para o desfile. Este ano, alunos do curso de Personal Stylist da Faculdade Senac foram responsáveis por montarem looks com vestimentas de marcas participantes e levarem esses conjuntos à passarela. É importante destacar que esses looks contivessem, no mínimo, 70% de algodão em suas composições, requisito mínimo do movimento para a adesão de marcas.
Outra ação conjunta do Sou de Algodão no MMF 2018 foi a exposição das marcas goianas Mon Petit, Bordana e Styllus no Clube de Costura, espaço voltado à pesquisa e desenvolvimento da moda em Goiânia. As marcas são parceiras do Movimento Sou de Algodão e participaram este ano da Casa de Criadores, semana de moda que revela novos estilistas em São Paulo.
Sobre o “Sou de Algodão”
“Sou de Algodão” é um movimento que incentiva o uso desta fibra natural, essencial na moda e no bem-estar do brasileiro, e tem como objetivo conscientizar o consumidor final sobre os benefícios da matéria-prima e as práticas responsáveis da cotonicultura. É uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
As ações do movimento contemplam engajamento de influenciadores que conversam tanto com a cadeia produtiva quanto com o consumidor, como estilistas, personal stylists, representantes de marcas que ditam a moda, empresários e blogueiras. Ações em redes sociais, plataformas digitais e o portal de conteúdo sobre o uso do algodão na indústria da moda (http://soudealgodao.com.br/) são a base da comunicação do Sou de Algodão, e, através do estabelecimento de parcerias com marcas, iniciativas com instituições de formação em moda e apoios, o movimento amplia seu alcance.