A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) reuniu os diretores executivos das associações estaduais dos produtores de algodão para discutir as ações estratégicas realizadas durante o ano. Sob o comando do presidente Alexandre Schenkel, o encontro ocorreu nesta segunda-feira, 4 de dezembro.
A análise do cenário envolveu os quatro pilares de atuação da entidade nas áreas de promoção, rastreabilidade, sustentabilidade e qualidade, tomando como base o atual panorama competitivo do algodão e as oportunidades de melhorias para o próximo ano.
Em destaque, o papel de influência que a Abrapa tem conquistado na cadeia produtiva do algodão. Este ano, pela primeira vez, o Brasil alcançou o terceiro lugar no ranking de maiores produtores, superando os Estados Unidos. O país também teve o primeiro lote de algodão certificado, chancelado pelo Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro – certificação voluntária/autocontrole – Mapa, desenvolvido pela Abrapa, e tem sido referência de rastreabilidade para outros setores do agronegócio.
Ao enfatizar a sustentabilidade e a rastreabilidade, o presidente da Abrapa ressaltou o compromisso da entidade em conduzir a cadeia brasileira do algodão de maneira responsável. “Promovemos práticas que preservam o meio ambiente e asseguramos a capacidade de rastrear a origem dos produtos, contribuindo para um setor mais transparente e ético”, afirmou.
Ao fim da reunião, definiu-se a necessidade de instituir uma agenda periódica de reuniões entre a Abrapa e os executivos das associações, com objetivo de avaliar as estratégias adotadas para impulsionar o avanço do setor.
Fonte: Abrapa