Começou nesta quarta-feira, 10 de outubro, o evento anual da International Cotton Association (ICA), importante associação comercial e órgão arbitral do cenário global do algodão. Com mais de 600 profissionais do segmento, o Trade Event Singapore 2023, no sudeste asiático, inclui palestras, rodas de negócios e networking.
Nesse cenário, a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) promovem dois eventos entre os dias 10 e 12 de outubro. Em pauta, projeções e as expectativas para o ano comercial 2023/24. O objetivo é manter o diálogo próximo com os principais importadores da pluma brasileira e reforçar o posicionamento da cadeia produtiva no mercado mundial.
Goiás está representado no encontro pelo presidente e vice-presidente da Agopa, Haroldo Cunha e Carlos Alberto Moresco, respectivamente, além do coordenador do Conselho Gestor do Fialgo, Paulo Shimohira. A Abrapa é uma das patrocinadoras do Trade Event da ICA via Cotton Brazil. Uma comitiva formada por 15 produtores e exportadores brasileiros participa dos eventos em Singapura.
Este é um dos principais eventos do calendário anual do setor, com público qualificado que busca informação atualizada e qualificada sobre o algodão brasileiro. “É com esse objetivo que estaremos lá”, observa o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel.
De forma paralela ao Trade Event da ICA, a Abrapa programou um almoço para cerca de 110 pessoas no dia 10 de outubro, com abertura feita pela Embaixadora do Brasil em Singapura, Eugênia Barthelmess, e dois dias de agenda na “Sala Abrapa”, em que produtores, importadores e tradings podem prospectar e fazer negócios. Para facilitar a logística, os compromissos ocorrem no Raffles City Convention Centre, mesmo hotel da conferência anual da ICA.
A programação replica a estratégia realizada ano passado em Las Vegas (EUA), também no evento da ICA. “Já temos a presença confirmada de produtores, industriais e traders da China, Paquistão, Turquia, Estados Unidos, Suíça, Reino Unido, Índia e França, entre outras nações”, revela Schenkel.
Esse posicionamento faz parte das ações do Cotton Brazil, marca que representa a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global. Atualmente, o país é o terceiro maior produtor e o segundo maior exportador de pluma no mundo. É também o maior fornecedor mundial de Better Cotton – principal certificação socioambiental em escala mundial.
A estimativa é de que o Brasil alcance 3,23 milhões de toneladas na safra 2022/23 – destes, 2,4 milhões de toneladas serão exportados no ano comercial 2023/24. Confirmada a previsão, significará um aumento de quase 26,5% em relação ao ciclo anterior.
Cotton Brazil
A presença consistente do algodão brasileiro no mercado internacional tomou corpo em 2019, quando Abrapa, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) lançaram o programa Cotton Brazil. A marca representa toda a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global e prioriza dez países: China, Vietnã, Paquistão, Bangladesh, Coreia do Sul, Indonésia, Índia, Tailândia, Turquia e Egito.
*Fonte: Abrapa